fbpx
Nenhum Comentário

Chuvas de verão – Saiba preparar o seu lar para a estação das chuvas!

Será que alguém esqueceu o registro da chuva aberto lá no céu? 

 

Nos últimos dias uma abençoada tomou conta aqui de Ipatinga. E como toda vez que ouço o barulhinho de chuva eu fico super pensativa e cheia de ideias, resolvi escrever este artigo para ensinar vocês sobre como se preparar para as chuvas de verão. Ficou interessada(o) no assunto? Então, vem comigo.

 

O QUE VOCÊ VAI VER NESTE ARTIGO:

– Com o que devo me preocupar durante a estação das chuvas?

– Como tirar proveito das chuvas de verão?

 

Não tem jeito, durante essa época do ano todos nós temos que estar sempre preparados para lidar com as chuvas de verão, pois elas vêm e vão a todo instante.

 

Claro que todos sabemos que as chuvas são fundamentais para manter a saúde do planeta em ordem. Porém, infelizmente, elas também trazem alguns probleminhas que precisamos saber como lidar.

 

Seja nas ruas ou em casa, as chuvas de verão podem causar alguns transtornos (principalmente quando elas chegam chegando, como tem acontecido nesses últimos dias). Em casa, os principais problemas são:  as infiltrações e buracos no telhado, as chuvas de vento que invadem as janelas e, em casos mais graves, as inundações e deslizamentos.

 

Para não correr o risco de se complicar, o ideal é que você faça uma vistoria no seu imóvel (principalmente nos telhados e janelas) e veja se está tudo no lugar. Se você mora em regiões de encosta ou próximas a rios, tem que ficar de olho na estrutura do imóvel também. Em qualquer sinal de instabilidade no imóvel, não dá pra pensar duas vezes: É ligar para a defesa civil e arrumar abrigo na casa de algum familiar ou conhecido.

 

Outros impactos nada legais que vêm com as chuvas, são as inundações das ruas e das vias de tráfego e a lentidão que essas inundações causam no trânsito.

 

Quanto a isso não há muito o que fazer: A dica é evitar estar nas ruas em momentos de chuva intensa e se manter em segurança dentro de casa. Caso não haja outra escolha e você precise sair, a recomendação é que você veja quais são as rotas mais seguras e as use para fazer o seu percurso (aplicativos como o Waze e o Google Maps são perfeitos para isso).

 

E gente, vamos combinar uma coisa? Se você se deparar com uma via inundada, não tente atravessar. Dê meia volta ou encoste o seu veículo e espere a situação melhorar, fechado? Se não for possível e você precisar continuar, utilize as marchas mais fortes do seu veículo e mantenha a aceleração. Motoqueiros devem ter a atenção redobrada, pois podem cair e ser “sugados” por bueiros nas vias.

 

Mas agora chega de falar dos pontos negativos da chuva, senão vamos começar a tomar raiva dela né?! Rsrs. E convenhamos que as chuvas trazem mais pontos positivos do que negativos. Concorda comigo?

 

E desses pontos positivos é a possibilidade de reaproveitar as águas do céu para fazer as tarefas básicas de casa, como: lavar as áreas comuns, abastecer os reservatórios, regar as plantas, etc. Economizando no uso e nos gastos com a água em casa. Inclusive, já temos aqui no Blog um post completo te ensinado a utilizar as águas das chuvas para economizar no lar (CLIQUE AQUI E CONFIRA).

 

Para isso, basta você abrir a mão e investir em um sistema de captação de água pluvial. Ao longo dos últimos anos, as opções e as tecnologias desses sistemas se desenvolveram bastante, resultando em melhores preços e condições para você agregar essa melhoria ao seu lar. Se você mora em um residencial, a implementação de um modelo de captação de água pluvial pode ficar ainda mais fácil, afinal, os custos serão divididos entre todos os proprietários do edifício.

 

Bom gente, era isso o que eu tinha para falar. Espero que esse conteúdo possa te ajudar de alguma forma. Se você gostou, deixe um comentário aqui embaixo falando o que achou e como você lida com as chuvas de verão no seu lar. Aproveite e compartilhe o conteúdo com os amigos também.

 

Moradia, trabalhando para o seu bem-estar!