fbpx
Nenhum Comentário

Comprar um imóvel como investimento

O que você deve (ou não) fazer ao comprar um imóvel como investimento!

 

O Mercado Imobiliário sempre foi um porto seguro para aqueles buscam por segurança na hora de fazer um investimento. Porém, é preciso tomar alguns cuidados na hora de investir no mercado imobiliário. Afinal, os valores que envolvem a compra de um imóvel são altos, e erros graves podem resultar em grandes prejuízos.

 

Por isso, hoje preparamos este artigo para te contar algumas dicas sobre o que você deve ou não deve fazer na hora de comprar um imóvel como investimento.

 

Esse é um assunto que te interessa? Então foca aqui comigo nessa leitura de 03 minutinhos e aumente o seu conhecimento sobre investimentos imobiliários.

 

DICA 01 – NÃO SEJA UM(A) AVENTUREIRO(A)

Aventurar-se no mercado imobiliário quase sempre resulta em grandes prejuízos financeiros.

Investir bem em imóveis exige conhecimento de mercado, contatos com proprietários e construtores e também habilidades interpessoais para conduzir bem um negócio.

Por isso se você ainda não está acostumado a realizar, por conta própria, investimentos com valores tão expressivos, como acontece na aquisição de um imóvel, é indispensável buscar o suporte de corretores sérios e competentes para te orientar ao longo do processo.

Bons corretores reúnem habilidades conhecem a fundo o mercado em que você deseja investir e certamente vão saber te indicar o imóvel mais apropriado para o perfil de investimento que você busca.

Além disso, alguns corretores (como os da Moradia) contam com acesso fácil aos consultores de bancos e entidades, responsáveis pela aprovação ou não de crédito imobiliário. O que representa um ganho de tempo, caso você precise complementar o valor para o investimento.

 

DICA 02 – IMÓVEIS NOVOS OU USADOS?

Ao longo dos nossos mais de 47 anos de história, conduzimos negociações de imóveis, tanto novos, como usados, que resultaram em lucros expressivos aos investidores.

Contudo, existe uma clara diferença de visão que se deve ter ao investir em cada um desses perfis de imóveis.

Com imóveis novos, o ideal é escolher imóveis que estejam sendo negociados antes de iniciar a construção. Os chamados imóveis na planta.

Imóveis adquiridos na planta podem ter valorização de mercado de mais de 20% após a conclusão das obras.

Porém, mais uma vez é preciso cuidado e precisão na escolha do imóvel a investir. Localização, estudo sobre o perfil de renda dos moradores da região e a reputação/qualidade da construtora são elementos indispensáveis para se analisar antes de investir em um imóvel desse perfil.

Já com imóveis usados, o ideal é ter um bom capital de compra e visão de mercado para encontrar imóveis que estejam em uma boa região, porém, precisem de uma boa reforma para aumentar seu valor.

Mais uma vez contar com o suporte de um corretor profissional pode ser o “pulo do gato” para você encontrar um imóvel usado que esteja disponível para venda por um valor atrativo.

 

DICA 03 – LOTES E TERRENOS

Poucos perfis de investimentos imobiliários possibilitam retornos tão expressivos quanto lotes e terrenos.

Quem investiu há 10, 20 anos em terrenos na região central dos bairros Cidade Nova em Santana do Paraíso ou do bairro Cidade Nobre em Ipatinga, certamente hoje possuem patrimônios que valem 10x mais (sendo modesto) do que quando concretizaram a compra.

Basta um evento acontecer na região do imóvel (como a vinda de uma multinacional ou a melhora da infraestrutura viária) para que um terreno tenha seu valor potencializado.

O que não quer dizer que o contrário também não possa acontecer e implicar em desvalorização do patrimônio.

Por isso, o ideal é manter-se atento para as oportunidades para investir no início da valorização de uma região e fazer a revenda em seu pico de maior retorno.

 

DICA 04 – USE A RAZÃO

Comprar um imóvel sempre envolve uma grande carga emotiva.

Porém, quando o assunto é adquirir imóvel como investimento, as emoções são péssimas conselheiras.

Analise bem e pacientemente todas as variáveis que envolvem o imóvel que deseja investir, sem deixar passar nada.

Preço, localização, perfil de construção, perfil de renda dos moradores da região, reputação da construtoras, condições políticas atuais e todas outras variáveis que possam (e vão) influenciar na valorização do patrimônio.

Só tem retornos consideráveis com investimentos imobiliários, quem consegue dominar a emoção e investir no imóvel para vendê-lo no momento mais favorável.

Conforme prometidos temos aqui 04 ótimas dicas sobre investimento imobiliário em uma leitura de 05 minutinhos.

Se esse conteúdo te trouxe uma nova visão sobre o que você deve ou não deve fazer ao investir no mercado imobiliário, compartilhe o artigo com seus amigos e familiares que também gostariam de saber mais sobre o assunto.

 

Moradia, trabalhando para o seu bem-estar!