fbpx
Nenhum Comentário

Ipatinga é uma boa cidade para se viver?

Vira e mexe tem gente nova chegando aqui em Ipatinga para iniciar uma nova fase da vida, seja por casamento, trabalho, estudos ou qualquer que seja o motivo que os tragam à nossa terra.

Mas, apesar de Ipatinga ser uma das cidades mais conhecidas de Minas Gerais, sempre rola aquela tensão quando a galera “de fora” bate o pé, decide vir morar aqui, mas fica se perguntando: E aí, será que Ipatinga é uma boa cidade para se viver?

Esse é o seu caso ou de alguém que conhece?

Vista para o bairro Iguaçu em Ipatinga.

Apesar de ser suspeita para responder essa pergunta (afinal, um bom filho não nega a raça né?) resolvi criar este artigo para dar uma mãozinha para quem quer saber um pouquinho mais sobre como é viver na cidade coração do Vale do Aço. E então, vem comigo?

 

Ipatinga, Cidade Verde!

 

Bairro Cariru / Foto: Elvira Nascimento

Maior cidade do Vale do Aço, Ipatinga conta com cerca de 260 mil habitantes e pode ser considerada uma cidade grande de Minas. Apesar disso, o dia a dia da cidade corre em um ritmo mais calmo e fluído (com uma exceção nos horários de pico em que o trânsito se complica um pouquinho em determinados bairros) fugindo um pouco da norma de outras grandes cidades.

Chamada de Cidade Jardim pelo historiador José Augusto de Moraes, Ipatinga também tem como característica a preservação de uma boa área de Mata Atlântica, o que deixa o dia a dia na cidade um pouco mais leve e agradável.

Em bairros como o Cariru, Castelo, Bela Vista, Bom Retiro e Horto, assim como nos diversos parques espalhados pela cidade, é possível sentir esse contato com a natureza de um modo mais intenso, pela maior presença de área de mata preservada que possuem, proporcionando uma sintonia mais forte com o verde da natureza.

Outro ponto forte da cidade a ser destacado é a variedade de opções de lazer e cultura que ela oferece em comparação a outras cidades do leste mineiro, com espaços para praticamente todas as tribos e todos os sons.

Por exemplo, se você gosta da noite e do agito, os bairros Cidade Nobre, Bom Retiro, Horto e Cariru são os que contam com as melhores opções, com ótimos bares e casas de shows.

Agora, se você busca um ambiente mais exclusivo e familiar, Ipatinga também conta com ótimas opções para te proporcionar um bom lazer como o Shopping do Vale, os teatros Centro Cultural Usiminas e Zélia Olgin, o Parque Ipanema, além de ótimos restaurantes e bares com uma pegada mais cult e reservada.

Mas nem só de coisas boas vive uma cidade, não é mesmo? E um ponto que gera bastantes queixas para quem vem de fora é o forte calor que “baixa” na cidade em tempos de Primavera e Verão (e até um pouquinho do Outono), o que gera incômodo para algumas pessoas, principalmente aquelas que vêm de regiões de clima mais frio.

Mas nada que um aparelho de ar-condicionado ou ventilador não resolva.

Bom, esse é só um pequeno e elucidativo “spoiler” sobre como é viver em Ipatinga, uma cidade com muitos encantos e oportunidades, mas que também tem seus problemas e desafios (E qual não tem?).

Agora, se você ainda não se deu por satisfeita(o) e quer saber mais sobre os detalhes e curiosidades da cidade, no nosso Blog  temos uma série de artigos que trazem em detalhes a rotina dos principais bairros de Ipatinga. Vale a pena dar uma espiada.

Se você leu e gostou deste artigo (ou leu e não concordou com nada do que dissemos. Acontece!), deixe um recadinho pra gente aqui embaixo. Sua opinião é mais que bem-vinda e nos ajuda a escolher os melhores assuntos para as próximas conversas.

Então é isso, um abraço apertado e até o próximo papo!

Moradia, trabalhando para o seu bem-estar! 😉