fbpx
Nenhum Comentário

Parque Ipanema

Parque Ipanema – Nosso Cartão postal  

Uma corrida, uma hidratada. Uma passeio com família, ou uma volta com seu pet. Até uma happy hour com os amigos, ou sorvetes com a criançada.  A certeza é que hoje o nosso cartão postal, agrada a todos os públicos. 

O parque foi construído com o objetivo inicial de preservar o Ribeirão Ipanema , e hoje pode se considerar o principal ponto turístico e de lazer da cidade.  O interior do parque abriga um playground para as crianças, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de caminhada, ciclovias, anfiteatro e agora conta com 6 quiosques para agradar a todos os públicos.  

O Parque Ipanema é um parque urbano localizado no município brasileiro de Ipatinga (MG). 

O Parque fica entre os bairros Iguaçu, Jardim Panorama, Veneza, Centro e Novo Cruzeiro e sua área é estimada em 1,1 km², dentro dos quais estavam plantadas cerca de 12 mil árvores, sendo considerado assim uma das maiores áreas verdes do país localizadas dentro de um perímetro urbano.

História

Integrados ao parque, na mesma região, foram construídos o Viveiro Municipal, concluído em 1981; o Kartódromo Emerson Fittipaldi, inaugurado em 20 de outubro de 1982; o Estádio Municipal João Lamego Netto (antigo Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito), o Ipatingão, inaugurado em 23 de novembro de 1982; e o Centro Esportivo e Cultural Sete de Outubro, inaugurado em 1991. Também houve a inauguração da Estrada de Ferro Caminho das Águas em 12 de junho de 1999 e do Parque da Ciência em 29 de julho de 2000. A estrada de ferro, utilizada para passeios entre o parque e a chamada Estação Pouso de Água Limpa, bem como o Parque da Ciência, ocasionalmente se encontram desativados.

Estrutura e atrativos 

As pistas de caminhada e a ciclovia que intercedem o parque permitem o acesso direto a bairros próximos, como Canaã e Iguaçu. Além do lago, encontram-se no interior do parque campos de futebol, quadras, anfiteatro e o playground destinado às crianças. Próximo à área de lazer está localizado o Parque da Ciência, onde são apresentados fenômenos físicos, biológicos, químicos ou astronômicos que podem ser observados ou interagidos pelo visitante.

No mesmo espaço do Parque da Ciência e do parquinho também estão o “cantinho do cochicho”, o “caminho das estrelas”, a “nuvem d’água” e o relógio de sol.

O parque recentemente inaugurou 6 quiosques para atrair ainda mais a população. Eles são comércios com produtos diferenciados, para diversão com os amimgos e com a família. 

 

Moradia, trabalhando para o seu bem-estar!😉