fbpx
Nenhum Comentário

Alugar sem fiador. É possível?

Quando se pensa em alugar um imóvel a principal preocupação inicial é: um fiador. Por não implicar custos e por ser considerada segura, a opção preferida tanto pelo locador quanto pelos inquilinos sempre foi o fiador, ou seja, uma pessoa, geralmente proprietária de imóvel na mesma cidade, que possa assumir a dívida do locatário em caso de ele não pagar.

Para muitos parece missão impossível encontrar alguém de confiança, da mesma cidade, que possa assumir esse compromisso. E quem muda de município? Pode encontrar ainda mais dificuldades para alugar um imóvel quando se depara com a necessidade de oferecer garantias ao proprietário.

A Controladora de Aluguel Luzia Batista, da Moradia Imobiliária.
Essa, porém, não é a única alternativa para quem procura uma casa ou apartamento para alugar em um lugar onde não tenha parentes e ainda está construindo uma rede de amigos. A lei brasileira permite outras formas de garantir o recebimento do valor devido e facilitam a transação de aluguel de imóveis.

Por isso não se desespere, há outras garantias previstas em lei que o ajudarão a morar bem sem precisar envolver parentes e amigos. A Controladora de Aluguel da Moradia Imobiliária, Luzia Batista, explica quais são as outras opções para quem está nessa situação e precisa de alternativas.

Seguro Fiança Locatícia

Esta opção ainda é a alternativa menos buscada por inquilinos, mas tem se tornado cada vez mais comum. Funciona assim: você contrata um produto de uma seguradora (a Moradia trabalha em parceria com a Porto Seguro Seguradora) e, em caso de uma eventualidade, ela arca com o aluguel no seu lugar. O preço varia conforme a seguradora, a cobertura contratada e o perfil do locatário.

Luzia comenta que “muita gente não sabe, mas, além de pagar o aluguel e as multas em atraso para o proprietário do imóvel, o seguro também pode cobrir eventuais pinturas, danos ao imóvel, condomínio e IPTU”.

A vantagem do seguro-fiança é que ele costuma ser mais barato e você consegue parcelá-lo durante os meses de contrato. Na Moradia Imobiliária o parcelamento pode ser em até 12 vezes. A desvantagem é que você paga e não há reembolso. Quem contrata o seguro é o locatário, mas o beneficiário do seguro, no entanto, é o dono do imóvel.

A Controladora de Aluguel explica ainda que para adquirir a apólice do seguro-fiança, o inquilino passa por uma análise de crédito, em que a seguradora confere se seu nome está em alguma lista de inadimplentes e se ele tem condições financeiras de arcar com o aluguel. Se estiver tudo ok a liberação não é demorada.

Título de Capitalização

Desconhecido pela maioria, este tipo de operação é um título de crédito que tem como objetivo a formação de uma aplicação, que também serve como garantia de fiança. É vendido por uma seguradora, cujo valor aplicado fica retido por um prazo determinado na conta da companhia de seguros. A Moradia tem como parceira a Sul América Capitalização.

Uma das vantagens é que, caso o inquilino desocupe o imóvel, haja inadimplência e má conservação do mesmo, o proprietário pode solicitar o resgate e usá-lo para pagar as dívidas existentes. Além disso são menos burocráticas e envolvem um número menor de pessoas no momento de uma negociação de aluguel.

Vale lembrar que a escolha da melhor forma de fiança vai variar de acordo com a necessidade e o custo do título de capitalização como garantia para contratos de locação e pode variar de acordo o valor do aluguel. Na parceira da Moradia o pretenso locatário capitaliza 10x o valor do aluguel. Ao final da locação ele pode pedir o resgate desse valor aplicado.

Agora você sabe que é sim possível alugar um imóvel sem fiador. Aproveite e confira todas as excelentes oportunidades que a Moradia Imobiliária tem para você e sua família. Alugar uma casa ou apartamento é na Moradia.

Aqui você é #maisquebemvindo

Comments (0)