Nenhum Comentário

As cores do seu lar em 2018!

Pare e dê uma olhada ao seu redor, qual a cor do ambiente que você está agora? É um tom mais neutro, pastel, suave ou é algo vibrante, energizante? Que sensação essa cor, ou cores, provocam em você?

 

Você pode até não perceber, mas cores à sua volta influenciam diretamente em sua dia a dia, influenciando em seu humor e estado de espírito. Sabedores disso, as principais marcas de tinta do Brasil (e do mundo) divulgam anualmente uma cor, que representa a cor do ano para aquela marca. Tais cores são escolhidas com base em estudos e pesquisas minuciosas, para que a cor escolhida represente de forma eficaz sentimentos da sociedade.

 

Portanto, para deixar você por dentro do assunto, nós da Moradia separamos as 06 cores escolhidas por 06 grandes marcas de tinta do Brasil e do mundo para decorar e trazer vida nova à sua casa, apartamento, quitinete, cobertura, loft, sítio, etc . Confira a lista:

  1. Ultra Violet (Pantone)

(Divulgação/Pantone)

“Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.”

É dessa forma que a Pantone, maior empresa do mundo em fornecimento de cores, define a cor escolhida para 2018.

Ainda segundo a empresa, Ultra Violet pode transformar um ambiente numa impressionante forma de autoexpressão, ou de forma invertida, o seu brilho pode abafar a cor num ambiente com pinturas modernas em estilos alternativos”.

Em relação à decoração do seu lar, a Ultra Violet pode estar presente seja em um sofá decorado, em peças de arte ou em detalhes de uma parede colorida. Combinando a cor com tons brilhantes e bem temperados, Ultra Violet atrai todas as atenções para si, dando vida ao ambiente.

 

  1. Adorno Rupestre (Coral)

A cor escolhida pela marca brasileira de tintas Coral é a Adorno Rupestre, um tom de rosa acinzentado e suave.

Definida como cor do ano pela equipe de especialistas da Coral, Adorno Rupestre é uma cor que remete aos primeiros abrigos da humanidade. Promovendo nos ambientes em que está presente uma sensação de aconchego e acolhimento.

Considerada pelos especialistas da marca como uma cor coringa, a paleta Adorno Rupestre casa perfeitamente com qualquer ambiente do seu lar. Sendo a cor propícia tanto para promover ao ambiente um toque feminino ou um visual mais contemporâneo.

Adorno Rupestre pode ser combinada com tons terrosos a fim de criar uma rica combinação de cores. Uma dica é quebrar essas tonalidades quentes e harmonizadas dessa combinação com um toque de azul petróleo, proporcionando mais elegância ao seu imóvel. Ou, caso prefira um ambiente mais clean, combine com cores mais claras para uma atmosfera delicada, mas quente.

  1. (Divulgação/Suvinil)

    Terra Roxa (Suvinil)

Sintonia com a natureza. É com esse objetivo que a Suvinil definiu “Terra Roxa” como sua cor para 2018.

Um tom terroso que remete ao barro, ao rústico e ao natural, Terra Roxa é um tom de laranja queimado, que segundo a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer “ … é como um abraço. Tem a ver com voltar a confiar nas pessoas. Lembra terra, um elemento muito humano”.

Ainda segundo Ana, a cor pode ser usada em todos os ambientes do imóvel, contudo, combina mais com a sala.

  1. Reflection (Lukscolor)

O azul acinzentado, sereno e aconchegante de Reflection é a cor de 2018 para a marca de tintas Lukscolor.

A busca por uma tonalidade que remetesse aos padrões comportamentais atuais, fez com que a Lukscolor enxergasse em Reflection a cor ideal, pois segunda a mar, a cor transpassa a valorização de um estilo de vida mais simplista e leve.

O tom sereno de Reflection pode ser harmoniza perfeitamente em qualquer ambiente do imóvel, podendo ser usado tanto em paredes, como em objetos de decoração. Uma dica é combinar a cor com tons de azul marinho, off-whites e/ou rosa claros, trazendo mais jovialidade aos ambientes em que se faz presente.

  1. Eucalipto (Eucatex)

Outra marca que decidiu apostar em uma cor que remete à natureza é a Eucatex. A marca brasileira encontrou no tom verde acinzentado de Eucalipto a união entre o natural/selvagem com o urbano/cosmopolita.

Em total sintonia com a tendência Urban Jungle (Floresta Urbana), Eucalipto proporciona aos ambientes um tom mais sóbrio e tranquilo.

A cor pode ser usada em qualquer cômodo da casa, mas não se limite às paredes, pode também ser usada em estampas para móveis, objetos de decoração e até em roupas de camas.

  1. Melodia do Mar (Sherwin-Williams)

E pra fechar essa lista com chave de ouro, a empresa de tintas americana Shervin-Williams trouxe como a cor de 2018 o azul intenso e vibrante de Melodia do Mar.

Melodia do Mar é uma ótima aposta para quem deseja renovar suas energias e criar em casa um clima com mais energia e propício para relaxamento e meditação.

O tom azul esverdeado de Melodia do Mar é de fácil combinação com outras cores, multiplicando suas formas de uso nos ambientes.

(Divulgação/Sherwin-Willian)

 “Os estudos de tendência de cores refletem o momento em que estamos vivendo no mundo. A instabilidade, as incertezas sociais e políticas, a falta de confiança, seja nas pessoas ou instituições que nos cercam, faz com que as pessoas anseiem por estabilidade e sinceridade, e a cor Melodia do Mar é o reflexo dessa busca. Queremos ser embalados por uma nova melodia, por um novo tempo, que nos remeta novamente a confiança tanto em nós mesmos como na sociedade”, afirma a especialista em cores da Sherwin-Willians, Patrícia Fecci.

 

Agora que você já sabe quais são as cores que vão ganhar destaque em 2018. Então, conta pra gente, qual dessas cores você usaria em seu lar? Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos. Sua interação é importantíssima para nós continuarmos a preparar conteúdos interessantes para você.

 

Moradia, trabalhando para o seu bem-estar!