Está de mudança para sua casa nova ou vai fazer aquela faxina nos móveis e esvaziar as gavetas e encontrou aquele monte de papéis guardados, super importantes, mas não sabe quais tem que realmente guardar e por quanto tempo? Nós temos a resposta para você!
É bom ficar atento na hora da limpeza ou retirada dos papéis para mudança para que documentos importantes não sejam descartados e parem no lixo por falta de atenção ou desconhecimento do que diz a lei sobre eles. Alguns desses documentos nos protegem de cobranças indevidas e do risco de ter o nome e o CPF incluídos em lista de devedores.
Conforme o Código Civil, o prazo mais comum de prescrição de dívidas é de cinco anos, no entanto, há comprovantes que necessitam e mais tempo guardados, como os de financiamento do imóvel.
Confira a lista que fizemos para você:
Cinco anos:
– taxas e Impostos Municipais e Estaduais (Lixo, IPTU, IPVA, etc.);
– contas de água, luz, gás, telefone (inclusive celulares);
– plano de saúde ;
– recibos escolares;
– pagamento de cartões de créditos;
Três anos:
– os recibos de pagamentos de aluguel;
– recibos de diárias de hotéis;
– recibos de pagamento de restaurante.
– pagamento de condomínios.
Pelo período do contrato:
– comprovante de pagamento de FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO.
Atenção redobrada a estes documentos e seus prazos:
– seguros em geral (vida, veículos, saúde, RESIDÊNCIA etc): 1 ano após o término da vigência
– extratos bancários: 1 ano – declaração de Imposto de Renda e documentos anexados: 6 anos
– comprovantes de pagamento de financiamentos de bens como carros e imóveis até o término do pagamento de todas as parcelas ou após a entrega da escritura definitiva (imóveis) e/ou documento que oficialize a quitação (consórcio)
– notas fiscais até o término da garantia do produto
– documentos comprobatórios para aposentadoria junto ao INSS: 20 anos
Armazenamento
Uma dica importante: Faça fotocópias de comprovantes de máquinas de cartão de crédito e de caixas eletrônicos. O material usado na tinta se deteriora muito rápido e as informações podem se perder e o documento não ter mais valor comprobatório.
Os papéis de manuseio constante podem ser guardados em sacos plásticos com furos dentro de pastas com elásticos ou pastas classificadoras, ou ainda em pastas suspensas. O importante é serem guardados longe da umidade e de sujeira.